19 de dez. de 2012

Destaques Literários 2012

postado por Caleb Henrique


Estamos acostumados a ver pequenos tópicos em grandes revistas com pouco ou nenhum destaque indicando os cinco ou, no máximo, dez livros mais vendidos do ano. Esses são os considerados “Melhores Livros do Ano”, com base no errôneo julgamento de que quantidade conta mais que qualidade. Não é novidade que a blogosfera deu um maior alcance à voz dos leitores e o acesso ao mundo da leitura ficou bem mais acessível. Eu, inclusive, fico todo bobo a cada comentário que vocês deixam aqui, dizendo que precisam ler determinado livro, que amaram aquele outro, etc. Afinal, sou adepto do pensamento do Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros” e morro de orgulho ao ver um novo leitor nascendo. Mas voltemos ao assunto em questão, os batidos “TOP DOS MAIS VENDIDOS” versus A BLOGOSFERA. Cinco blogs (Este já Li¸ Murmúrios Pessoais, Equalize da Leitura, Leitora Incomum e o Último Romance) idealizaram um projeto intitulado “Destaques Literários 2012” onde o Júri Técnico (uma lista seleta de blogueiros, da qual me sinto honrado em ser parte) e o público (os leitores) elegerão os melhores livros desse ano, nas categorias Nacionais e Internacionais. A iniciativa conta com o apoio de diversas editoras, que gentilmente disponibilizaram livros para serem sorteados entre os leitores que participarem na categoria Voto Público. Pois é, além de ajudar a premiar seus livros prediletos com um selo exclusivo, você ainda concorre a prêmios. As votações foram abertas em 15/12 e terão fim no dia 15/01, então, dá para analisar com calma em quem votar, que é o que estou fazendo. Enfim, para esclarecer qualquer dúvida que tenha restado vos deixo com as palavras dos cinco blogueiros que idealizaram o projeto: 

Já é fato mais que notório que a Blogosfera Literária é um grande meio de divulgação e propagação da literatura - tanto seja ela nacional, quanto internacional. Centenas de blogueiros em todo país acompanham o cenário editorial e sua evolução; estão em contato com editoras, com autores e, claro, os mais diversos gêneros de obras literárias. Pensando nisso, surgiu a ideia de reunir um número considerável de blogs literários para que, juntos, escolhêssemos os destaques do ano de 2012. 

Assim, fizemos uma apuração minuciosa dos livros que mais se destacaram esse ano, separados por gêneros. Como regra, deveriam ter sido lançados entre o período de Novembro de 2011 a Novembro de 2012. Após essa etapa, contactamos os blogueiros, que, de pronto, apoiaram a ideia e abraçaram a causa. 
Não podíamos deixar de lado, é claro, o voto do público. Afinal, ele é o grande responsável por todo esse sucesso do mercado editorial brasileiro. Então, sim, há a categoria "Voto do Público", onde todos poderão participar. E ainda concorrer a prêmios, gentilmente, cedidos por aqueles que apoiam o projeto. 
Essa é a primeira edição do Destaques Literários e esperamos que muitas outras venham por aí! 

Agradecemos a colaboração de todos e contamos com o seu voto! Obrigada! 
Equipe Destaques Literários 
Legal, não acham? Então vai lá fazer uma visita no site do projeto, confere os livros indicados e VOTE nos seus prediletos. Ah, e não deixem de ler o REGULAMENTO antes. 

Assim me despeço, com a promessa de voltar.