29 de set. de 2012

Meme: 11(22) perguntas

postado por Caleb Henrique


Olá, Viajantes!
Confesso, não sou propriamente dito um amante de memes, mas pelo fato de ter gostado da ideia e das perguntas desse ─ que recebi da Bunny e da Iasmin ─ resolvi postar. A regra é simples, você recebe 11 perguntas (no meu caso, 22) responde-as e faz 11 perguntas diferentes e indica 11 blogues para responder. Vamos às minhas perguntas e respostas?



Perguntas da Bunny:

1. Qual livro te surpreendeu?

Na verdade vários livros me surpreenderam ─ a maioria positivamente, mas como tenho de escolher apenas um para citar, cito ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, da grandiosa Agatha Christie, pois as chances de um livro me surpreender mais que ele nessa vida são realmente escassas.

2. Qual livro te decepcionou?

Não costumo criar expectativas, logo, me decepciono pouco. Felizmente, não me lembro de ter lido algum livro que me fez pensar “Não acredito que eu perdi meu tempo lendo isso”, então, não tenho nenhum livro para esta resposta.

3. Quantos livros você lê em média, por ano?

Boa pergunta, há anos atrás quando tudo que eu fazia era estudar ─ e ler ─ eu responderia de supetão, 100, 150, 163 (meu recorde), mas hoje com o trabalho, ocupações e correria eu devo ler cerca de 60, 70... 80, no máximo. Que triste isso, não?

4. Qual seu livro preferido (ou saga)? (QUE INJUSTIÇA! Me nego a responder, então, mudei a pergunta.) Cite alguns de seus livros e séries prediletos.

Harry Potter, sem dúvida, pois mesmo que eu discorra um texto imenso de três ou mil páginas ainda não será o suficiente para expressar a importância da saga em minha vida. Também amo a série Fallen, da <minha>Lauren Kate</minha>. A menina que Roubava Livros que foi, por anos, o livro que mais me fez chorar e só recentemente substituído por A Culpa é das Estrelas, do John FUCKING Green. Também tem os livros do Pedro Bandeira e tantos outros escritores nacionais que me orgulham e fazem bem e, bom, eu poderia continuar citando e citando, mas a resposta está ficando longa e ainda estamos na quarta pergunta.

5. Qual livro você odiou?

Honestamente? Nenhum do qual me lembre (amém).

6. Qual livro está na sua fila há mais tempo e você ainda não leu?

Ah! São tantos! Mas acho que A trilogia Millenium está no topo da lista. Sério, PRECISO LER ainda este ano.

7. Quanto você acha que gasta com livros, em média, em um ano?

Okay, acabei de calcular uma estimativa e estou tão chocado quanto você provavelmente ficará. Só em 2012 já torrei mais de R$ 1.200 com livros. E, acredite, ano passado eu provavelmente ultrapassei os R$ 2.000 (Aí depois eu fico reclamando que trabalho, trabalho e não sei para onde vai o dinheiro).

8. Você é escritor(a)/pretende ser?
Eu escrevo, mas apenas por hobby. Nunca me imaginei como um escritor, propriamente dito. Escrevo apenas quando o coração chama-me, coisa que vem acontecendo com bastante frequência.

9. Gosta de e-books ou prefere o livro físico?

Já li muitos e-books e, honestamente, não tenho nada contra eles, mas nunca ─ EU DISSE NUNCA! ─ se compararão a sensação de ter o físico em mãos, tampouco terão o cheiro, o tato e a sensação de posse e liberdade que eles trazem.

10. Qual o primeiro livro que leu?

Rolim, do Ziraldo.

11. Quando se apaixonou pela leitura?

Já respondi essa pergunta anteriormente, então leia isso.

Perguntas da Iasmin:

1. Se você pudesse jantar com qualquer escritor(a) do mundo, quem você escolheria?

Com a Lauren Kate, mas só se ela mesma preparasse o jantar (ela manja MUITO na cozinha).

2. Já escreveu alguma fanfic?

Nenhuma.

3. Qual a última série de livros que você terminou de ler? 

Boa pergunta. Eu deveria responder  “Série Fallen”, mas mesmo estando com o Rapture em mãos desde a semana de lançamento americana, ainda não o fiz. Motivo? Falta-me coragem de dizer adeus :( então, acho que a última que completei foi Percy Jackson e os Olimpianos.

4. Qual era seu filme preferido na infância?

Matilda e The Beauty and The Beast  (o segundo por culpa de minha mãe, que é viciada).

5. Diga o primeiro trecho que você lembrar, de algum filme ou livro. 

“— Eu me apaixono. De novo e de novo. E todas as vezes, isso acaba de maneira catastrófica.
— Olhe pra mim — implorou — agora é que fica difícil. A pessoa por quem me apaixono todas as vezes é você”. (Lauren Kate, Fallen).

Não lembro ao certo as palavras exatas e estou com muita preguiça de googlear, mas essa foi primeira quote que me veio à mente ─ mesmo que eu odeie o Daniel.

6. Acompanha alguma série? Qual?

Strange Angels, Os Instrumentos Mortais, Feios, Halo, Camundo e algumas outras que estão me aguardando na fila de leitura.

7. Seus pais influenciam/influenciaram sua paixão pela leitura?

Honestamente? Não. Eles mal leem, mas minha irmã também possui o hábito.

8. Qual primeiro e-book que você leu?

O primeiro livro “e-book” (impresso) foi a peça ‘Quem casa quer casa’ do Martins Pena, que o melhor bibliotecário do mundo (um dia falo dele para vocês) imprimiu exclusivamente para minha leitura, mas no pc mesmo foi ‘Os Karas: Pântano de Sangue’, do Pedro Bandeira. Assim que tive acesso a internet corri desesperado em busca dos livros, já que não trabalhava ou possuía amigos de quem tomar emprestado – e PRECISAVA terminar a série.

9. O que é leitura pra você?

Viajar, viver, ser, sentir, ser livre (...) deixe-me resumir por aqui, pois está batendo um repente de inspiração e se eu não me controlo o post acaba fica sete vezes maior do que já está.

10. Qual seu autor nacional preferido?

O preferido é e sempre será o Pedro Bandeira, mas tem uma porção de outros que eu adoraria citar, mas não farei pelo mesmo motivo da resposta anterior.

11. Você costuma ler as resenhas até o final, ou só lê tudo quando tem vontade?

Eis meu segredo: No geral eu só leio resenha de livros que eu já li ou que não pretendo ler, pois sou completamente paranoico com spoilers e, no segundo caso, talvez a resenha me faça mudar de opinião, o que é sempre bom.



Bom, essa é a hora em que eu crio minhas próprias 11 perguntas e indico os blogues, mas honestamente, depois de 22 respostas e um post imenso desses a coragem foi embora. Então, façamos o seguinte. Se você é blogueiro, gostou do meme e quer realmente fazer. Deixa um comentário e eu faço um edit no post e adiciono as 11 perguntas, fechado? No mais, obrigado pela paciência.

Assim me despeço, com a promessa de voltar.
E como há braços, abraços.
Caleb Henrique